terça-feira, 2 de agosto de 2011

Linda Mensagem

Valor Infinito

Os Mórmons acreditam que todo homem, mulher e criança tem um valor infinito para Deus, e, assim, devemos todos ser de valor um para o outro. Esse valor independe de nossas ações, de nossas identidades, de nossas conquistas, sucessos ou falhas. Não importa quem somos ou o que escolhemos, temos um grande valor. Isso não muda.
Isso não quer dizer que podemos perder o valor perante Deus – todos pecamos e todos somos indignos de ficarmos diante dele por nós mesmos. Precisamos entender a diferença de dignidade e valor divino. Cristo pagou o preço por todos nós, não apenas para os justos, ou para aqueles que aprovamos. Se é nossa escolha vir à Cristo, como os Mórmons acreditam, então somos avaliados por Ele se nós voltamos pra Ele ou não. Por que Ele considera tão importante que voltemos a Ele e sejamos felizes? Ele fica muito afligido quando não nos voltamos para ele.
Christ with little childrenPor que nos sentirmos valorosos é importante? Por que é bom para uma criança saber que eles são amados incondicionalmente? Um criança se sente valorosa e sabe que eles permanecerão valorosos mesmo se eles cometerem um erro e isso faz com que cometam menos erros. Eles terão um respeito próprio maior e maior entendimento de seu potencial. Assim, eles trabalharão mais arduamente para atingir esse potencial – Eles acreditarão que tem a capacidade de ser pessoas amorosas, de moral elevada, e trabalhadora e são mais propensos a ver as boas ações como progresso ao invés de apenas ficarem visando a falha inevitável.
Como podemos instigar isso em nossos filhos? Como os ensinamos que eles são amados por Deus e amados por nós e que sempre serão? Como podemos ensiná-los a compartilhar o amor pelo próximo, mesmo que eles o machuquem?
Podemos ensinar nossos filhos que medições externas de valor não são necessariamente boas medições de valor. Ter um monte de jogos, de brinquedos ou um monte de dinheiro não deveria ser uma prioridade elevada – e seus filhos ficarão mais propensos a pensar que comprar um carro novo pode ser mais importante do que qualquer coisa para você. Ser bonito ou famosos não é importante na grande corrida e os filhos nunca devem sentir que eles têm que se preocupar com essas coisas. Na Igreja Mórmon, a família vem sempre em primeiro lugar.
E sempre devemos ter cuidado sobre a obsessão da sociedade com a beleza física, como a magreza, pois isso pode ser particularmente destrutivo, mesmo para as crianças pequenas. Quando o auto valor está embrulhado em magreza (indiferente da criança ser um menino ou uma menina) ou qualquer outra coisa física, a satisfação pode flutuar com os caprichos culturais ou a necessidade psicológica de parecer melhor e de perder peso. A visão do mundo de valor próprio pode levar a condições fatais como a Anorexia.
Podemos ensinar nossos filhos a olhar dentro deles mesmos. Podemos ensiná-los a não se zangar quando eles aprendem que cometem erros, e ensiná-los a ser menos egocêntricos. Podemos ensiná-los a ser voluntários, ajudar outras pessoas, para tentar entender como as pessoas sentem e como procurar oportunidades de servi-los – quer seja trabalhando voluntariamente em programas do governo, sendo amigo de pessoas que se sentem sozinhas ou isoladas, como em asilos, por exemplo, ou fazendo coisas em casa para ajudar os familiares. Podemos ensiná-los a procurar o que existe de bom em cada pessoa e não a focalizar em coisas negativas.
Podemos ensinar nossos filhos a conhecer a Deus por eles mesmos, através de oração e leitura das escrituras e a manter um diário de suas experiências. Os Mórmons consideram muito importante escrever um diário.
Acima de tudo, precisamos amar nossos filhos e deixá-los saber disso.
Créditos: